Como cuidar das roupas de couro

Roupas de couro nunca saem de moda, principalmente no inverno, quando são fundamentais para aquecer e valorizar o look. Toda a versatilidade dessas peças requer, no entanto, cuidados especiais na limpeza e na manutenção, a fim de que durem longas estações e permaneçam bem cuidadas por mais tempo.


Para isso, Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia, destaca algumas dicas práticas e muito funcionais:

 Nem todo couro é igual. Apesar do mesmo tipo de tecido, sua essência pode ser variada de acordo com o processo de produção de cada fabricante. Por isso, antes de tudo, fique atento às instruções da etiqueta.
Couro e água. Apesar do couro ser lavado na água por profissionais, o consumidor nunca deve mergulhar uma roupa de couro na água, sem os produtos apropriados, pois pode ocasionar perda de corantes, remoção dos óleos umectantes e lubrificantes contidos nele, causando também rachaduras e  o enrijecimento da peça.
Limpeza simples. Em artigos de couro liso, podemos utilizar um pano macio umedecido somente com água (sem nenhum tipo de produto químico), para limpar a parte de fora da roupa. Isso eliminará qualquer resíduo. Para a parte interna, o ideal é utilizar um limpador de couro com um pano, exercendo movimentos suaves para retirar a sujeira. Não utilize esponjas, isso pode riscar o couro.
Secagem. Coloque a peça em um cabide de ombros largo e deixe secar na sombra, em local ventilado. Não exponha ao sol nem deixe em locais muito quentes, pois o calor pode encolher o couro úmido.
Para guardar. Após seca, mantenha a peça no cabide der ombro largo para guardá-la. Isso impede marcas e amassados. Nunca dobre a roupa de couro. Guarde-a dentro de sacos feitos de TNT e não de plásticos. O plástico evita que a ar chegue até o couro, impedindo que ele “respire” e causando o mofo. É importante pelo menos a cada 45 dias, tirar o couro do armário coloca-lo em local bem ventilado e claro para arejar, isso evita a proliferação dos micro-organismos.
Hidrate. O couro é como a pele humana, precisa ser hidratado para evitar ressecamento e rachaduras. Por isso, utilize regularmente um protetor de couro com o auxílio de um pano. Esse processo ajudará a manter o aspecto de novo, com brilho por muito mais tempo.
Tomou chuva? Nunca guarde a peça molhada, tire o excesso de água com um pano e coloque o couro para secar completamente em local fresco e ventilado. Essa secagem pode demorar, mas é fundamental. Após seca, o ideal é hidratá-lo com um produto próprio para couro.
Não é necessário passar. O couro é um dos tecidos que dispensa o uso do ferro elétrico, já que deve ser mantido esticado em um cabide e nunca dobrado.
Limpeza profissional. Para garantir a melhor higienização e qualidade da peça de couro, é recomendável que a leve a uma lavanderia profissional. As técnicas de lavagem e os produtos utilizados garantem a remoção da sujeira e a hidratação do couro.
Manutenção. Realize esse processo de higienização mesmo que não tenha utilizado a roupa. O correto é fazê-lo de quatro em quatro meses, isso permite que o brilho e a vida útil do material sejam prolongados.

Sapatos, bolsas e até mesmo cintos também requer esse cuidado. O couro é um material rico, porém muito sensível às intempéries da natureza, se desgastando com facilidade. “Seguindo essas práticas, o couro se manterá firme por anos, com aspecto de peça nova”, finaliza Ricardo Monteiro.


Comentários

Postagens mais visitadas